Concurso MES 2019: INSCRIÇÕES, Vagas, Edital, Gabarito

Muitos não sabem, mas o concurso MES 2019 é um concurso para preencher vagas de trabalho dentro do MEC. Você pode ter achado estranho, mas MES na verdade é o MEC (Ministério da Educação). Ficou confuso? Continue acompanhando todas essas explicações ao longo do texto e saiba mais sobre o concurso MES 2019.

Concurso MES 2019

Concurso MES 2019

Você que está se perguntando até agora como o MES é o MEC, nós vamos te explicar detalhadamente a seguir.

No ano de 1930 foi criado no Brasil o Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública. Esse ministério em 1937 recebeu o nome de Ministério da Educação e Saúde, suas funções eram de administrar todas as atividades da educação escolar, extra-escolar, a assistência médico social e a saúde pública no país.

✓ Confira também o salário para:

Foi por volta de 1953 que o Governo Federal separou esses dois ministérios, ou seja, surgiu um Ministério da Saúde e um Ministério da Educação.   

Oficialmente o MEC passou a integrar a política nacional de educação, a educação, o ensino civil, pesquisa e extensão universitária, o magistério e a educação especial.

Apenas em 2000, o MEC assumiu o papel que vem desempenhando até hoje, por causa das mudanças em sua estrutura organizacional e a criação de secretarias como o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

As competências do MEC atualmente são as seguintes:

  • Política nacional de educação,
  • Pesquisa e extensão universitária;
  • Magistério;
  • Avaliação, pesquisa educacional e informação;
  • Assistência financeira a famílias que comprovem carência;
  • Educação em geral compreendendo toda a educação básica, Ensino Médio, EJA, Ensino Superior, Educação Profissional, Educação a distância, exceto Ensino Militar.

Vagas para o concurso MES 2019

O Ministério do Planejamento autorizou a criação de 1900 vagas para o próximo concurso 2019, essas informações foram publicadas no Diário Oficial da União. Essas vagas deverão ser preenchidas em universidades federais e instituições de ensino de todo o país.

Essas vagas podem ser preenchidas por meio de concurso público ou processos seletivos tradicionais dentro dessas instituições.

Confira as informações com as previsões desse concurso:

  • Professor-Equivalente da carreira do Magistério Superior e Professor Titular-livre do Magistério Superior – 1200 vagas;
  • Técnico Administrativo – 700 vagas.

Requisitos para o preenchimento das vagas

Quem for fazer o concurso MES 2019 precisa estar ciente dos requisitos exigidos para o preenchimento das vagas. Veja a seguir quais são esses requisitos e se prepare:

Cargo:  Professor-Equivalente da carreira do Magistério Superior e Professor Titular-livre do Magistério Superior;

Requisitos: Ensino Superior completo

Cargo: Técnico Administrativo

Requisitos: Ensinos Fundamental ou Médio ou Técnico completos.


Edital do Concurso MES 2019

O edital do concurso MES 2019 ainda não foi divulgado oficialmente, portanto para saber todas as informações oficiais é necessário aguardar mais um pouco, pois este documento é muito importante para qualquer um que vai fazer esse certame.

O último concurso que ocorreu no órgão foi organizado pela Cespe/UNB.

O valor da inscrição variou entre R$ 90,00 e R$ 120,00.

Você pode conferir informações sobre o edital antigo diretamente no site oficial.


Inscrições concurso MES 2019

Como ainda não foi definida a banca organizadora e todas as informações ainda não foram publicadas, fica impossível dizer como serão essas provas, inscrições e gabaritos.

Continue acompanhando nossas informações no blog e mantenha-se atualizado!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Concurso MES 2019: INSCRIÇÕES, Vagas, Edital, Gabarito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *